Tok Sen 2019-02-10T19:44:58-03:00

Tok Sen

Se a mente estiver no caminho correto e saudável,
o corpo físico será fortalecido naturalmente.

Tok Sen

Tok Sen é uma terapia que consiste em abrir o fluxo de energia. Quando um órgão ou partes do corpo se encontra em desequilíbrio ou com dores e sua energia estagnada o uso do Tok Sen é fundamental no auxílio da liberação do fluxo de energia, através da vibração, sonorização e reverberação, atingindo níveis mais profundos, acessando o local causador da dor ou enfermidade.

O Tok Sen revelou ser uma técnica de suma importância para o equilíbrio do corpo, mente e espírito. Trata-se de uma arte de cura popular no norte da Tailândia que, de acordo com teorias populares, foi fundada por um médico indiano chamado Shivaka Komarpaj, pai da Thai Massagem, há mais de 2500 anos. Outros afirmam que a terapia Tok Sen foi desenvolvida por agricultores ou monges budistas, que geralmente tinham necessidade de uma massagem depois de um longo dia de trabalho físico nos campos, mas não possuíam os recursos disponíveis para realizar a massagem tailandesa tradicional. Por isso usaram seus conhecimentos de linhas Sen (linhas de energia) e criaram essa terapia.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Tailândia se tornou um destino turístico popular. Foi quando as técnicas de massagem tailandesa, bem como a terapia Tok Sen, tornaram-se mais conhecidas. Atualmente, tornou-se uma das artes de cura mais populares do norte da Tailândia, nas províncias de Chiang Mai, Chiang Rai, Lamhan, Lamphun e Mae Hong Son.

Tok Sen tem sido parte da tradição Lanna Thai durante séculos. De acordo com o Dr. Boonchou Jantaraboot, um grande mestre Tailandês que vive em Chiang Mai, as ferramentas do Tok Sen devem ser confeccionadas de “madeira trovão” ou seja, madeiras retiradas de árvores que foram derrubadas por raios. A tradução de Tok Sen para Português seria “martelar linhas” ou “acordar linhas”, para assim a energia poder fluir livre trazendo alívio e propiciando um relaxamento profundo.

Indicações e Benefícios

A técnica do Tok Sen é feita através de um “martelo” e “pinos” de madeira que produzem pressão e vibração durante a aplicação no corpo. Uma sessão típica de relaxamento seria o trabalho ao longo da linha das pernas, braços, mãos, costas e pescoço. Uma sessão terapêutica acrescentaria um foco em áreas específicas.

O Tok Sen é indicado para vários casos, além do relaxamento, como dores de cabeça, problemas nervosos, enxaquecas e cefaleias, dores lombares, cólicas menstruais, TPM, endometriose, má circulação, dores musculares, insônia, constipação intestinal, dores reumáticas, etc.

  • Relaxamento em Geral;

  • Dores de Cabeça, Enxaquecas e Cefaleias;

  • Dores Lombares;

  • Má circulação;

  • TPM e Cólicas Menstruais;

  • Dores Musculares;

  • Insonia.

Fonte: Livro Arte Lanna Tok Sen | Marinês Catija

Equilibra a Saúde em Geral

O Tok Sen pode ser tanto terapêutico como relaxante, tendo como foco áreas específicas do corpo, que quando tratadas equilibra a saúde em geral.

Aumenta a Auto-Estima

As vibrações produzidas pelo Tok Sen, além de aumentar a sua auto-estima se mostra uma técnica importante no equilíbrio do corpo, mente e espírito.

Acalma e Alivia o Estresse

A terapia consiste no desbloqueio e na liberação do fluxo de energia, produzindo um efeito terapêutico – acalmando e relaxando o paciente.