Cromoterapia


A natureza das cores, se dá desde os tempos mais remotos, quando o homem já era fascinado pela natureza da luz e da cor. A Cromoterapia consiste na utilização das cores para curar doenças e restaurar o equilíbrio físico e emocional. A palavra tem origem no grego "khrôma" que significa "cor". A cromoterapia é um tipo de tratamento integrativo complementar que utiliza ondas emitidas pelas cores.

O tratamento é feito através das cores, onde cada uma tem sua função terapêutica específica atuando diretamente nos chakras e nos órgãos. As cores são um fenômeno que nos acompanha a cada segundo da vida. Durante o dia, a natureza nos envolve na vasta gama de cores que exibe nas flores, nas árvores, nas pedras, nos minerais, na variada plumagem dos pássaros e nos desenhos multicoloridos do mundo dos répteis.

A cor nos gera ou reforça os processos de cura. Cada cor vibra na sua própria frequência ao longo do espectro eletromagnético de luz; por conseguinte, cada uma provoca um tipo específico de mudança no corpo físico ou na anatomia energética. Essencialmente, quando curamos com a cor, curamos com a luz, e vice-versa. Quando uma luz colorida é direcionada para uma parte doente do corpo, sua frequência estimula a cura física e emocional.


A Cromoteapia e o emprego da cor como tratamento


Os praticantes da energia sutil podem ampliar muitas de suas técnicas com o emprego da cromoterapia. Apenas ao visualizar uma cor particular sendo aplicada a uma parte do corpo físico ou sutil é suficiente para ter acesso à frequência de cura dessa cor.

O estudo da aura nos ensina que somos seres de luz, cercados e permeados pelas cores que a constituem. Quando não estamos bem, ficamos literalmente “sem cor”. Partes de nossa aura vibram na frequência errada ou ficam vazias de cor. É comum que esse desequilíbrio venha do corpo emocional, que registra nossos sentimentos e níveis de estresse. É preciso nessas horas detectarmos e corrigir a causa desse desequilíbrio para que ele não se manifeste como doença física.

O emprego das cores como terapia são apenas uma maneira como essa cor é usada para a cura e revitalização dos campos energéticos do nosso corpo. Como:

  • Dirigir a cor para o campo áurico. Ao inserir as cores corretas no campo, você libera bloqueios e a estagnação, preenche buracos e vazamentos, e abre o campo para manifestar a sua realidade desejada.
  • Visualizar a cor sendo aplicada aos chakras para equilibrá-los e abri-los.
  • Aplicar a cor aos pontos de acupuntura, o que é conhecido como cromopuntura.
  • Aproveitar a parceria natural entre a cor e os elementos, como utilizar água colorida e pedras preciosas e semipreciosas para efetuar uma mudança em todo o corpo sutil.
  • Usar roupas ou joias de cores específicas para incrementar os limites energéticos.
  • A Cromoterapia e o significado das cores


    O trabalho do terapeuta através da Cromoterapia é fazer que cliente descubra a causa da sua doença e trabalhe com ela, mantendo-o enquanto isso num estado de homeostase. São muitas as técnicas para usar a cor na sessão de cromoterapia.

    As Cores


    Vermelho

    Reativa os órgãos da região; Ajuda a ter pensamentos claros; Estimula a criatividade afasta a depressão; Melhora a fala; Melhorar a sensação de melancolia; Aumenta a digestão e o funcionamento de fígado, pâncreas e vesícula biliar; Equilibra os órgãos genitais.

    Rosa

    Reeduca a fala; Ameniza as emoções e equilibra a pressão arterial; Equilibra a função digestória e as emoções; Transformação de energia. Reparador e calmante.

    Laranja

    Deve-se restringir essa cor nesse chacra. Só se deve empregá-la na exata localização de tumores; Auxilia na visão e audição e aumenta a sensibilidade da pessoa; Utilizada quando a pressão arterial está muito baixa, a ponto de desfalecimento; Cor usada para substituir o vermelho. Dá equilíbrio aos órgãos genitais e vitalidade.

    Amarelo

    Deve-se evitar o uso do amarelo nesse chakra; Auxilia a memória; Fortalece o dom da palavra; Elimina efeitos de energias e emoções negativas; Transforma as emoções negativas, que desequilibram esse chakra; Fortalece esse chakra. Limpa e cauteriza a área genital.

    Verde

    Ajuda as pessoas que precisam mudar de atitude. Energiza o cérebro e auxilia nas doenças psicossomáticas e psicológicas; Atua nas glândulas do cérebro; limpa, higieniza e fortalece a região; O verde deve ser utilizado em todo tratamento cardíaco. Dissipa dores no peito, mágoas e outras emoções negativas. Pode ser usado com o rosa para normalizar o processo de pressão arterial; Equilibra funções do aparelho digestório (estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestinos). Atua também nos rins e na bexiga; Aplicado nesse chacra, auxilia nos processos de fadiga, irritação, nervosismo, impaciência e descontrole emocional.

    Azul

    Auxilia no tratamento dos processos de dor; Calmante, higienizador e equilibrador da mente. Deve ser usado com o rosa para limpeza e equilíbrio; Auxilia na fala, expressão mais clara e dicção; Angústia, palpitação e dores na nuca; Deve ser utilizado no começo e no final do tratamento. Limpa e fixa o tratamento com outras cores.

    Índigo

    Auxilia a limpar pensamentos negativos. Limpa energeticamente toda a região da cabeça; Desenvolve vidência e clarividência; Educa e limpa a fala, ajuda na expressão e dicção; Ajuda as pessoas que perdem energia em contato com pessoas e ambientes. Usado após o verde e o rosa, acalma e revigora; Reequilibra e higieniza a área genital masculina.

    Violeta

    Limpa e possibilita que toda energia positiva seja mais bem absorvida pelo organismo; Limpa o mental de pensamentos negativos; Limpa a região da fala e auxilia na respiração; Limpa e equilibra emoções negativas; Regulariza a digestão e limpa emoções que somatizam essa região; Equilibra funções genitais feminina e masculina e facilita a distribuição das energias recebidas por esse chacra para todo o corpo.

    Indicações e Benefícios:

  • Restabelece a vitalidade;
  • Sensação de bem-estar;
  • Dores de Cabeça; Musculares e físicas em geral;
  • Ansiedade e Estresse;
  • Proporciona bem-estar físico e mental;
  • Síndrome do Pânico e Depressão;
  • Insônia;
  • Emocional;
  • Relaxamento em geral.
  • Auxilia em casos de transtorno afetivo
  • Fonte: Livros - Manual da Cura pela Cor | Pauline Wills A Bíblia do Reiki e Manual Prático do Corpo Sutil | Cyndi Dale

    Apostila SENAC - Introdução à Cromoterapia | Prof.ª: Alessandra Berlanga

    Agende sua Terapia